Publicações selecionadas & outras
nós mudamos.
agora somos BIOSS.Efeito colateral*
Todo sábado, o BIOSS-Lab publica um cartoon no melhor estilo The New Yorker, mas com sotaque brasileiro e tempero ácido.
*Ciência, saúde e política se encontram no traço irônico de uma série que cutuca contradições e expõe absurdos. Toda política pública eficaz provoca reações — e os efeitos colaterais, como você verá aqui, podem ser tão divertidos quanto reveladores.
saúde coletiva e saúde dos povos.
veja o simcol.doc produzido pelo BIOSSLab.“AIDS e envelhecimento homossexual: representações gerontológicas e a linguagem da patologia.”
aids e envelhecimento.
ouça a entrevista à rádio ufscar.Médicos e imprensa: moral sexual sob o verniz da técnica
Artigo investiga como a expressão “morte suspeita” foi usada pela imprensa brasileira nos anos 1980 para noticiar óbitos por AIDS, revelando como o estigma, a moral sexual e o racismo moldaram a causa-mortis. Uma análise crítica das fronteiras entre ciência, preconceito e poder.
Entre o cuidado e a culpa: como a epidemia de HIV/AIDS moldou uma mãe ideal nas campanhas de saúde pública
Por trás das campanhas de prevenção da AIDS, uma imagem se repete: a mulher como culpada. João Paulo Gugliotti e Lilia Blima Schraiber analisam como a saúde pública construiu a figura da “mãe ideal” – e o peso simbólico que isso carrega.
Sangue impuro
A revista Ciência & Saúde Coletiva publicou o artigo “Sangue impuro: especialistas, instituições e autoridade cultural no contexto da AIDS no Brasil”, de autoria de João Paulo Gugliotti e Lilia Blima Schraiber. Veja na SciELO.
O fato materno
Foi publicada na revista Cadernos de Saúde Pública a resenha de “The Maternal Imprint: the contested science of maternal-fetal effects” – livro seminal da historiadora e filósofa da ciência, Sarah S. Richardson.
The Mothers
Foi publicada na Nature Humanities & Social Sci. Comm. o artigo “The mothers: contesting health-illness status and cultural authority in the age of AIDS”, de João Paulo Gugliotti e Richard Miskolci.
“Homens que fazem sexo com homens”
O coordenador do Nupage, João Paulo Ferreira, apresenta os resultados parciais de sua pesquisa de doutorado no 13 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Salvador, Bahia.
“Reservatórios de doenças venéreas”, “MSM/HSH” e “PWA”
A revista Ciência & Saúde Coletiva, publicou em seu último número (9) o artigo “Reservatórios de doenças venéreas”, “MSM/HSH” e “PWA”: continuidades, rupturas e temporalidades na produção de bioidentidades no contexto da epidemia de AIDS, de autoria de João Paulo Ferreira e Richard Miskolci.
“É difícil temer aquilo que não podemos ver”
A revista Physis, do Instituto de Medicina Social da UERJ, publicou em seu último número (2) o artigo “‘É difícil temer aquilo que não podemos ver’: o trabalho representacional da Covid-19 e a pedagogia do medo entre vírus e animações”, de autoria de João Paulo Ferreira e Cristiane Vilma de Melo.
Homens homossexuais idosos e de meia-idade nas mídias digitais
A revista Physis, do Instituto de Medicina Social da UERJ, publicou em seu último número (2) o artigo “Homens homossexuais idosos e de meia-idade nas mídias digitais: autodescrição, apoio social e qualidade de vida”, de autoria de João Paulo Ferreira, Keika Inouye e Richard Miskolci.
Cartografias do envelhecimento rural
Mulheres autodeclaradas pretas são mais vulneráveis do ponto de vista econômico e de escolaridade, em relação às mulheres e homens autodeclarados brancos e pretos, na mesma faixa-etária.

